Imagens

terça-feira, 6 de julho de 2010

Turbellaria

Turbellaria é a classe de vermes Platyhelminthes que inclui os animais designados por planárias. O grupo inclui cerca de 3000 espécies, distribuidas por ambientes terrestres, marinhos e de água doce. As planárias são em geral animais de pequena dimensão, mas algumas espécies atingem 60 cm de comprimento. A maioria das espécies é carnívora ou necrófaga.
O corpo das planárias está coberto por uma epiderme composta de células ciliadas com função sensorial e de locomoção. A camada muscular subjacente à epiderme, que se subdivide em músculos circulares e longitudinais, serve apenas para torcer e virar o corpo. As planárias não têm celoma (cavidade abdominal) e os órgãos vitais são muito simples.
O sistema digestivo é muito simples e composto apenas pela boca e intestinos ramificados. A digestão é feita inicialmente no exterior das células através de enzimas e posteriormente no interior de células especializadas. O sistema nervoso é difuso, em forma de rede, e centrado num cérebro ganglionar. A planária não tem olhos funcionais mas tem percepção da luz através de um, dois ou três pares de ocelos.
A reprodução pode ser feita de forma assexuada, por bipartição longitudinal (esquizogênese ou laceração), ou sexuada por fecundação cruzada. Todas as espécies de planária são hermafroditas.
No Brasil existem diversas espécies de planárias, merecendo destaque as do gênero Geoplana (ordem Seriata, família Geoplanidae), com cerca de 75 espécies descritas no país e que atingem em torno dos 10 cm de comprimento.




Fonte wikipédia
Turbellaria
Smed.jpg
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Platyhelminthes
Classe: Turbellaria
Ehrenberg, 1831

Nenhum comentário:

Postar um comentário